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Blog da Falco - Clarissa Rosa - EasyBlog

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VIDA DE ECÓLOGO

Histórias, Experiências e Opiniões de uma Ecóloga bem vivida.

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Clarissa Rosa

Clarissa Rosa

Doutoranda do Programa de Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e pesquisadora do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos (UFLA). Possui Graduação em Bacharelado em Ecologia pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e Mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2012). Tem experiência na área de Ecologia de Estradas, Ecologia de Comunidades e Ecologia de Mamíferos, com ênfase nos Biomas Mata Atlântica e Cerrado.
Influence of Sampling Effort on the Estimated Richness of Road-Killed Vertebrate Wildlife

Bager--Rosa-2011-Sampling-Effort.pdf

 

Autoria: Bager, A. & Rosa, C. A. 2011

Universidade Federal de Lavras

Resumo: O estudo aborda a influência que o esforço amostral pode causar sobre a detectabilidade de espécies representativas de cada grupo faunístico entre os atropelamentos (mamíferos, aves e répteis) com base em dados coletados semanalmente entre os anos de 2002 e 2005 em uma rodovia da região Sul do Brasil.

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EFEITO DE BORDA DE RODOVIAS EM PEQUENOS MAMÍFEROS

Rosa-2012---Dissertao-Mestrado.pdf

 

 

 

 

Dissertação de Mestrado - Efeito de Borda de Rodovias em Pequenos Mamíferos de Fragmentos Florestais Tropicais

Autor: Clarissa Alves da Rosa

Ano: 2012

Instituição: Universidade Federal de Lavras

 

Resumo: Rodovias são agentes de fragmentação de alto impacto que afetam os ambientes físicos, químicos e biológicos dos ecossistemas. Rodovias apresentam algumas peculiaridades, como o tráfego de veículos, que podem maximizar seus efeitos como agente de fragmentação. O objetivo do estudo foi avaliar a fragmentação imposta por rodovias sobre comunidades de pequenos mamíferos em fragmentos de mata no sul do Estado de Minas Gerais. Os resultados mostram que os efeitos de borda da rodovia possuem uma resposta específica para cada espécie. Acreditamos que isto esteja relacionado ao hábito das espécies, uma vez que houve um acréscimo do número de indivíduos de espécies terrestres nas bordas, enquanto houve um decréscimo das espécies arborícolas.

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Sazonalidade e tipos de hábitats afeta atropelamentos de aves neotropicais

Rosa--Bager-2012-Birds1.pdf

 

Autores: Clarissa Alves da Rosa & Alex Bager 2012

Universidade Federal de Lavras, Setor de Ecologia

 

Os atropelamentos são um dos mais significativos impactos a biodiversidade, embora o conhecimento acerca dos fatores que influenciam o atropelamento de aves neotropicais ainda seja incipiente. O objetivo do estudo foi avaliar diferenças na riqueza de espécies atropeladas e taxa de atropelamento de aves neotropicais em função da estação do ano e tipos de habitat associados a rodovia.

Os dados foram coletados ao longo de duas rodovias federais no região Sul do Brasil. Nós identificamos 57 espécies atropeladas, com uma taxa de atropelamento de 0,06 indivíduos/km/dia (Min. ¼ 0.009; Max.¼ 0.47). Nossos resultados demonstram que a riqueza e a taxa de atropelamento se alteram de acordo com a sazonalidade e os tipos de habitat.

Os atropelamentos se concentraram em áreas de plantio de arroz e áreas alagadas, elevando a riqueza de espécies e a taxa de atropelamento durante o verão e o outono. As áreas no entorno apresentam uma taxa de atropelamento semelhante, independentemente do tipo de habitat. Isto ocorre provavelmente devido ao deslocamento de diversas espécies em busca de alimento e abrigo.

Fatores como a dispersão dos indivíduos juvenis, o período de colheita e transporte de grãos, comportamentos específicos de voo e forrageamento, parecem estar relacionados às crescentes ocorrências de atropelamentos e riqueza de espécies mais abundantes.

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REVISÃO DOS FATORES SUBJACENTES AOS MECANISMOS E EFEITOS DE RODOVIAS  EM VERTEBRADOS

Rosa--Bager-2013---Review-of-the-factors-underlying-the-mechanisms-and-effects-of-roads-on-vertebrates.pdf

 Autores: Clarissa Rosa & Alex Bager 2013

Universidade Federal de Lavras, Setor de Ecologia

A ecologia de estradas é uma disciplina emergente que busca entender os padrões e processos envolvidos na interação rodovias-ecossistemas para estabelecer medidas efetivas de mitigação aos efeitos negativos da rodovia sobre a vida selvagem. Embora muitos avanços tenham sido feitos nos últimos 10 anos, muitas questões ainda estão sem resposta ou possuem informações incompletas.

Nós apontamos os fatores (características da rodovia) envolvidos nos mecanismos e efeitos da rodovia sobre vertebrados e as lacunas de conhecimento. Os fatores avaliados foram densidade de rodovias, manutenção de rodovias com substâncias químicas,  presença  do  veículo  e  tráfego  de  veículos.  Nós  identificamos  cinco  mecanismos  resultantes  desses fatores: repulsa do veículo, repulsa do ruído, repulsa da superfície da rodovia, atração pela rodovia e atropelamento (WVC). Densidade da rodovia causa repulsa da superfície da rodovia, atração pela rodovia e WVC; manutenção da rodovia com substâncias químicas causa repulsa do ruído, atração pela rodovia e WVC; presença do veículo causa repulsa do ruído, repulsa do veículo e WVC; e tráfego de veículos causa repulsa do ruído e WVC. WVC foi o único mecanismo relacionado a todos os fatores da rodovia e ocorrer associado a outro mecanismo (atração pela rodovia); portanto, nós acreditamos que esse seja o mecanismo que mais afeta os organismos.

Nós identificamos muitas lacunas de conhecimento relacionadas principalmente a identificação dos mecanismos desencadeados pelos fatores, especialmente para organismos tropicais. Nós acreditamos que estudos envolvendo espécies tropicais possam fornecer novos resultados devido as diferentes exigências ecológicas dessas espécies quando comparado a espécies de zonas temperadas.

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