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DINÂMICA POPULACIONAL DE Cerradomys goytaca (Rodentia: Cricetidae), UMA ESPÉCIE ENDÊMICA DE RESTINGA

Lemos--Gonalves-2015---Dinmica-pupulacional-de-Cerradomys-goytaca.pdf

Autoria: Lemos & Gonçalves 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM-UFRJ).

Resumo:

As restingas são planícies arenosas costeiras que abrigam ecossistemas peculiares devido às suas condições edáficas e microclimáticas. Estas condições favorecem a dominância de espécies vegetais adaptadas a condições áridas e semi-áridas, mesmo sob climas tropicais e subtropicais úmidos, limitando a riqueza de pequenos mamíferos neotropicais. Com poucas restingas estudadas em termos de dinâmica populacional de seus pequenos mamíferos, pouco se sabe sobre as influências das condições ambientais destas fisionomias na ecologia destes animais. Neste estudo descrevemos a dinâmica populacional de Cerradomys goytaca, um roedor endêmico de restingas, a partir de um monitoramento de captura-marcação-recaptura de três anos (2011-2014) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Investigamos os possíveis efeitos das chuvas na variação do tamanho populacional testando diferentes níveis de defasagem na resposta à precipitação e suas relações com a taxa de sobrevivência e com o tamanho populacional prévio. Avaliamos também até que ponto a estratégia demográfica de C. goytaca refletiria uma possível especialização às condições ambientais das restingas. Cerradomys goytaca apresentou elevadas taxas de sobrevivência entre trimestres e flutuações populacionais sazonais, com picos populacionais durante a estação seca, conforme observado em roedores de Mata Atlântica. O modelo de variação do tamanho populacional selecionado corroborou a importância do efeito tardio da precipitação na dinâmica populacional, mas propôs que a estiagem dois meses antes da campanha, e não o excesso de chuvas, determinou aumentos na sobrevivência e na abundância de C. goytaca, sugerindo a possibilidade alternativa de que a flutuação populacional desta espécie estivesse ligada a recursos com disponibilidade favorecida pela estiagem. Combinando elevada sobrevivência média, flutuação populacional sutil e influência negativa das chuvas no crescimento populacional, C. goytaca apresenta uma bionomia peculiar e ligeiramente distinta em relação a outras espécies de pequenos mamíferos em restingas, o que a coloca como um interessante modelo para se estudar o papel das singularidades ecológicas das restingas em sua mastofauna.

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TECNOLOGIA À FAVOR DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

 

 

Joppa-2015---Technology-for-nature-conservation-an-industry-perspective.pdf

 

Autoria: Lucas Joppa (Pesquisador da Microsoft Research, USA)

 

Resumo: A era da tecnologia tem o potencial de mudar a forma como a conservação ambiental vem sendo realizada no mundo. Mas para isso ocorrer depende do interesse e habilidade dos atores deste setor em construir uma prática conjunta (na definição dos desafios tecnológicos chaves e na interação com uma grande variedade de parceiros colaborativos) para criar e implementar soluções sustentáveis. O presente estudo descreve os passos necessários para se fazer isso, bem como aponta os mais recentes projetos desenvolvidas na área, e propõe caminhos futuros viáveis para agências de conservação, universidades, instituições de fomento, sociedades científicas e empresas de tecnologia, realizarem uma revolução com os avanços que a tecnologia da informação pode oferecer para a conservação da biodiversidade.

 

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A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA, POLÍTICA, E MEIO AMBIENTE SOBRE A ECOLOGIA DE ESTRADAS NA AMÉRICA DO SUL

ch50---road-ecology-in-south-america.pdf

Autores: Bager, Borgui and Secco 2015

Instituições:

Brazilian Center for Road Ecology Research, Department of Biology, Federal University of Lavras, Lavras, Brazil

CIGEOBIO (UNSJ‐CONICET), CUIM, Facultad de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, San Juan, Argentina

 

 

Abstract: 

Rapid economic growth in several South American countries combined with high species diversity in tropical regions has raised great concern among ecologists on the future of wildlife in those areas. One of the consequences and drivers of economic growth is widespread infrastructure development. The economic and social development of most countries in South America is a higher priority than biodiversity conservation, especially when compared with transport infrastructure. Over the past decade, several research groups have focussed on the impacts of roads on wildlife in South America.

 

50.1 The economic development of some countries in South America has strongly influenced the expansion of road networks.

50.2 Although there are numerous organisations involved in planning, development and administration

of highways, only few of them evaluate the impacts on biodiversity.

50.3 Numerous protected areas in South America are directly and indirectly affected by roads.

50.4 Road ecology is an emerging discipline in South America, and Brazil and Argentina are leading the field.

 

There are enormous challenges to effectively incorporate ecological considerations into the planning, design, construction and operation of roads in South America. While much of the current practise has been adapted from international experience, the time has come to invest in local experts and improve the quality of the scientific knowledge generated from within South America. Government policies must also support the development of an ecologically sustainable transportation network.

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Pelotas de coruja suindara (Aves: Tyto furcata) revelam uma elevada riqueza de mamiferos no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Sudeste do Brasil.

Lemos-et-al.-2015---Barn-Owl-pellets-reveal-a-higher-mammalian-richness-in-Jurubatiba-National-Park.pdf

 

Autores: Lemos et al. 2015

 

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM-UFRJ).

 

Resumo: O litoral norte do estado do Rio de Janeiro possui a maior planície deltaica recoberta por restingas do sudeste brasileiro, porém sob intensa ameaça devido a ocupação humana recente. Neste contexto, a realização de inventários torna-se urgente para fortalecer políticas de manejo e conservação ambiental. Esse trabalho teve como objetivo complementar inventários mastofaunísticos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba através da utilização de pelotas da coruja suindara Tyto furcata. A análise de 4745 fragmentos ósseos de mamíferos (1739 indivíduos) revelou a ocorrência de 17 espécies pertencentes às ordens Rodentia (9 spp.), Didelphimorphia (2 spp.) e Chiroptera (6 spp.). Os roedores Mus musculus e Cerradomys goytaca foram responsáveis por 77,2% do total de indivíduos predados, sugerindo que a suindara caça tanto em ambientes peridomiciliares perturbados como em formações naturais arbustivas da restinga. A compilação de registros anteriores com os fornecidos pelo presente estudo indica a ocorrência de 44 espécies de mamíferos no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, dentre as quais seis (13.6%) foram exclusivamente detectadas em pelotas. Dentre estes novos registros, destaca-se a presença de espécies adaptadas a formação de áreas abertas do interior do Brasil que não tinham sua ocorrência documentada em restingas a partir de espécimes-testemunho, como os roedores Necromys lasiurus e Calomys tener, esta última registrada pela primeira vez no litoral do estado do Rio de Janeiro. Esse estudo corrobora a importância das análises de pelotas de coruja como método complementar e imprescindível em inventários de mamíferos, além de destacar o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba como uma das restingas mais ricas em espécies de mamíferos do sudeste brasileiro.

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DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DE RODOVIAS SOBRE PRIMATAS NO BRASIL

Secco--Bager-2014---Diagnstico-Primatas-x-Rodovias.pdf

 

Autores: Secco & Bager 2014

 

Resumo: Clareiras lineares formadas por rodovias podem causar a desestruturação de populações de diferentes espécies, sobretudo aquelas de hábito obrigatoriamente arborícola. No Brasil, a presença de primatas entre os registros de espécies atropeladas já foi demonstrada em diversas rodovias. O presente estudo tem como objetivo elaborar um diagnóstico sobre os impactos de rodovias sobre primatas no Brasil que contribua para o direcionamento dos esforços de pesquisa e subsidie a estratégia de conservação das espécies afetadas. Um formulário com perguntas envolvendo a temática acerca dos impactos de rodovias sobre primatas foi desenvolvido e enviado para pesquisadores especialistas em primatas. Os resultados apresentados neste estudo foram gerados a partir das respostas de um total de 36 pesquisadores com alto nível de experiência. Os cinco impactos causados por rodovias com maior grau de ameaça à primatas foram: formação de áreas abertas, caça, atropelamento, introdução de espécies exóticas e ruído sonoro. Ao todo 61 espécies de primatas brasileiros foram citadas como espécies comprovadamente impactadas por atropelamentos. Os pesquisadores relataram haver 15 localidades em que passagens de fauna aéreas foram instaladas para o uso de primatas. Em relação ao interesse de participar de algum trabalho relacionado ao tema futuramente apenas 14 dos 36 pesquisadores afirmaram ter.

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The Bird Community in a Threatened Coastal Lagoon in Southeastern Brazil

Tavares--Siciliano-2014---Bird-Community-Ribeira-Lagoon.pdf

 

Autores: Davi Tavares & Salvatore Siciliano 2014

Resumo:

O estudo atualizou a lista de ocorrência das espécies de aves da Lagoa da Ribeira, em uma área protegida do estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. Os dados foram obtidos através de amostragens mensais por transectos contínuos entre agosto de 2008 e julho de 2009, além de 21 observações oportunísticas. Um total de 174 espécies foram confirmadas, incluindo 121 espécies continentais e 53 espécies aquáticas. Dentre essas, 11 se encontram em algum nível de ameaça de extinção em nível regional. A riqueza de espécies aquáticas foi significativamente maior na estação seca (abril a setembro) do que na estação chuvosa (outubro a março), ainda que as espécies continentais estiveram permanentemente constantes entre as estações. Constatou-se que a riqueza de espécies continentais se alterou, com o valor máximo em fevereiro de 2009 (77 espécies) e o valor mínimo em maio de 2009 (41 espécies). A lista de espécies da Lagoa da Ribeira representou 23% do total das 745 espécies de aves conhecidas para o estado do Rio de Janeiro, sendo 49% das 108 espécies de aves aquáticas previamente registradas do estado do Rio de Janeiro.

 

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DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO DOS CETÁCEOS NA COSTA CENTRO-NORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL

TCC_HelioSecco2011.pdf

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Autor: Helio Secco

Ano: 2010

Instituição: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

 

Resumo: O objetivo do presente estudo foi revisar e atualizar a informação sobre a diversidade e distribuição de cetáceos encalhados na costa centro-norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, entre os anos de 1993 e 2010. Ao todo foram registrados 210 espécimes de cetáceos encalhados na área de estudo, representando 20 espécies, sendo cinco pertencentes à subordem Mysticeti e 15 da subordem Odontoceti. Os maiores valores de freqüência relativa (FR) foram observados para Sotalia guianensis e Megaptera novaeangliae, 0,424 e 0,110, respectivamente. A maioria dos encalhes foram registrados nos meses de inverno devido à intensificação do vento sudoeste. A península de Arraial do Cabo e a foz do Rio Paraíba do Sul são consideradas áreas de concentração de encalhes de cetáceos na área de estudo. Tanto Sotalia guianensis quanto Pontoporia blainvillei estão associadas à área de influência da foz do Rio Paraíba do Sul. Os registros de Pontoporia blainvillei são mais escassos devido ao pequeno porte da espécie, o que diminui a probabilidade do encalhe. Os encalhes das espécies de hábitos oceânicos-costeiros (Tursiops truncatus, Steno bredanensis, Stenella frontalis e Dephinus sp.) refletem fortemente a influência do fenômeno da ressurgência de Cabo Frio e o estreitamento da plataforma no seu padrão de ocorrência. Entre os cetáceos misticetos, Megaptera novaeangliae e Balaenoptera edeni são as espécies mais representativas entre os encalhes.

 

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Influence of Sampling Effort on the Estimated Richness of Road-Killed Vertebrate Wildlife

Bager--Rosa-2011-Sampling-Effort.pdf

 

Autoria: Bager, A. & Rosa, C. A. 2011

Universidade Federal de Lavras

Resumo: O estudo aborda a influência que o esforço amostral pode causar sobre a detectabilidade de espécies representativas de cada grupo faunístico entre os atropelamentos (mamíferos, aves e répteis) com base em dados coletados semanalmente entre os anos de 2002 e 2005 em uma rodovia da região Sul do Brasil.

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AVALIAÇÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) GERADOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

 

 RESIDUOS-DA-CONSTRUO-CIVIL-DE-SANTA-MARIA-.pdf

 

 

 

 

Autoria: Piovezan Júnior et al. 2007

Resumo: A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social do país; porém é uma grande geradora de impactos ambientais devido ao grande consumo de matéria-prima, a modificação da paisagem e a grande geração de resíduos. Neste contexto, o presente trabalho visa investigar a geração quantitativa e a atual gestão dos RCC em Santa Maria, a fim de obter parâmetros e fornecer diretrizes para um correto gerenciamento desses resíduos.  Os RCC são depositados em terrenos baldios, alagados, ao longo de cursos d’água e em áreas periféricas acarretando desta forma, sérios problemas ambientais e de saúde pública. As estimativas obtidas nesse estudo estão abaixo dos resultados encontrados na bibliografia existente. A partir da avaliação dos RCC gerados no município, este trabalho também propõe ações futuras que poderão subsidiar o estabelecimento de um programa de gerenciamento dos RCC, com soluções ambientalmente e socialmente adequadas para o município de Santa Maria.

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AS AVES DAS ÁREAS ÚMIDAS

AS-AVES-DAS-AREAS-ÚMIDAS---Ciência-Hoje-2012.pdf

Autoria: Tavares et al. 2012

Resumo: Grande variedade de aves encontra abrigo, alimento e locais adequados para reprodução nas lagoas e brejos existentes nas áreas costeiras no norte do estado do Rio de Janeiro. Tais zonas úmidas são essenciais para a vida da maioria dessas espécies, principalmente as migratórias. Estudos em andamento na região vêm ampliando o conhecimento sobre essas aves e sua interação com o ambiente, reforçando a necessidade de proteger esses ecossistemas singulares.

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Geoprocessamento como ferramenta para o licenciamento ambiental em postos de combustíveis

geoprocessamento_postosgasolina.pdf 

 

 

 

 

 

Geoprocessamento como ferramenta para o licenciamento ambiental em postos de combustíveis

Autoria: Tarso Sanches de Oliveira, Paulo et al. 2008


Resumo:
Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicação de geotecnologias como ferramenta na tomada de decisões no gerenciamento e monitoramento ambiental de postos de combustíveis localizados no município de Campo Grande – MS. Para tanto, foi realizada a espacialização dos postos de combustíveis e levantamento das condições ambientais de cada posto, além de terem sido realizados cruzamentos com a hidrografia, Áreas de Preservação Permanente (APP) e a carta geotécnica do município. Os resultados obtidos demonstraram que as técnicas de geoprocessamento utilizadas poderão auxiliar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) no controle, monitoramento e tomada de decisão no Licenciamento Ambiental de postos de combustíveis, podendo também ser aplicadas a outras atividades licenciadas.

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EFEITO DE BORDA DE RODOVIAS EM PEQUENOS MAMÍFEROS

Rosa-2012---Dissertao-Mestrado.pdf

 

 

 

 

Dissertação de Mestrado - Efeito de Borda de Rodovias em Pequenos Mamíferos de Fragmentos Florestais Tropicais

Autor: Clarissa Alves da Rosa

Ano: 2012

Instituição: Universidade Federal de Lavras

 

Resumo: Rodovias são agentes de fragmentação de alto impacto que afetam os ambientes físicos, químicos e biológicos dos ecossistemas. Rodovias apresentam algumas peculiaridades, como o tráfego de veículos, que podem maximizar seus efeitos como agente de fragmentação. O objetivo do estudo foi avaliar a fragmentação imposta por rodovias sobre comunidades de pequenos mamíferos em fragmentos de mata no sul do Estado de Minas Gerais. Os resultados mostram que os efeitos de borda da rodovia possuem uma resposta específica para cada espécie. Acreditamos que isto esteja relacionado ao hábito das espécies, uma vez que houve um acréscimo do número de indivíduos de espécies terrestres nas bordas, enquanto houve um decréscimo das espécies arborícolas.

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RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

RECICLAGEM-DOS-RESDUOS-SLIDOS-DA-CONSTRUO-CIVIL---Gradin--Costa-2009.pdf

 

Autores: Gradin & Costa 2009

 

Resumo: A produção e disposição de Resíduos da Construção e Demolição - RCD na Construção Civil muitas vezes acontece de forma crescente e desordenada, causando poluição nos centros urbanos. A reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos podem trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais. Este artigo objetiva descrever o cenário brasileiro quanto aos métodos de disposição e reaproveitamento destes resíduos sólidos, analisando a reciclagem e produção de tais resíduos na construção civil. O processo de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos da construção civil no Brasil vem se ampliando lentamente, entretanto em algumas cidades brasileiras já são tomadas providências necessárias para diminuir o impacto ambiental e econômico causado pelo despejo irregular de resíduos. De acordo com os autores pesquisados observou-se a falta de conscientização e ações efetivas do poder público, empresas da construção civil e da sociedade no intuito de garantir a sustentabilidade no processo de crescimento urbano.

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CONDIÇÃO DE SAÚDE DAS TARTARUGAS MARINHAS DO LITORAL CENTRONORTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL: AVALIAÇÃO SOBRE A PRESENÇA DE AGENTES BACTERIANOS, FIBROPAPILOMATOSE E INTERAÇÃO COM RESÍDUOS ANTROPOGÊNICOS

Reis-et-al.---Tartarugas-Marinhas-RJ---OA-2010.pdf

Autores: Reis et al. 2010

Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ

Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos - GEMM-Lagos

Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF 

 

Resumo:

No Brasil, ocorrem cinco espécies de tartarugas marinhas, conhecidas popularmente como cabeçuda (Caretta caretta), verde (Chelonia mydas), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Todas são consideradas ameaçadas de extinção em âmbito nacional e internacional. A ação humana tem causado inúmeros impactos no ecossistema marinho e ameaçado sua diversidade biológica. Vários microrganismos habitam esse ecossistema e são capazes de causar doenças infecciosas. Por isso, mudanças do ambiente marinho contribuem para o surgimento de doenças, como a fibropapilomatose em tartarugas marinhas. A ingestão de resíduos sólidos de origem antropogênica constitui outra importante ameaça a vários organismos marinhos. Neste contexto, o presente trabalho pretende investigar a presença de agentes bacterianos das Famílias Vibrionaceae e Aeromonadaceae, a ocorrência de casos de fibropapilomatose e de interação com resíduos sólidos antropogênicos nos espécimes de tartarugas marinhas encontrados encalhados ao longo do litoral centro-norte do estado do Rio de Janeiro, e dessa forma avaliar a condição de saúde desses organismos e do ambiente que frequentam. Para isso, foram realizados monitoramentos de praia quinzenais ao longo da área de estudo pela equipe do GEMM-Lagos / Oceanites no ano de 2009. As tartarugas foram identificadas quanto a espécie e averiguadas em relação à presença de tumores externos. Os espécimes, quando frescos, foram necropsiados e os conteúdos gastrointestinais triados para avaliar a presença de resíduos antropogênicos. Também foram coletados swabs para análises bacteriológicas conduzidas pelo LRNCEB / FIOCRUZ – um levantamento inédito para as tartarugas marinhas do Brasil. 143 tartarugas marinhas foram encontradas encalhadas na área de estudo, e apenas quatro das 68 tartarugas examinadas apresentaram tumores. 44% dos 32 conteúdos gastrointestinais triados apresentaram resíduos antropogênicos, indicando uma potencial causa de morte das tartarugas marinhas na região, principalmente de Chelonias mydas. Dos swabs analisados, 88% apresentaram resultado positivo para Vibrio e 53% para Aeromonas. Assim, as tartarugas marinhas, como sentinelas da saúde do ecossistema marinho, evidenciam a degradação ambiental do litoral centro-norte do estado do Rio de Janeiro, alertando para a necessidade de ações mitigadoras urgentes.

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Sazonalidade e tipos de hábitats afeta atropelamentos de aves neotropicais

Rosa--Bager-2012-Birds1.pdf

 

Autores: Clarissa Alves da Rosa & Alex Bager 2012

Universidade Federal de Lavras, Setor de Ecologia

 

Os atropelamentos são um dos mais significativos impactos a biodiversidade, embora o conhecimento acerca dos fatores que influenciam o atropelamento de aves neotropicais ainda seja incipiente. O objetivo do estudo foi avaliar diferenças na riqueza de espécies atropeladas e taxa de atropelamento de aves neotropicais em função da estação do ano e tipos de habitat associados a rodovia.

Os dados foram coletados ao longo de duas rodovias federais no região Sul do Brasil. Nós identificamos 57 espécies atropeladas, com uma taxa de atropelamento de 0,06 indivíduos/km/dia (Min. ¼ 0.009; Max.¼ 0.47). Nossos resultados demonstram que a riqueza e a taxa de atropelamento se alteram de acordo com a sazonalidade e os tipos de habitat.

Os atropelamentos se concentraram em áreas de plantio de arroz e áreas alagadas, elevando a riqueza de espécies e a taxa de atropelamento durante o verão e o outono. As áreas no entorno apresentam uma taxa de atropelamento semelhante, independentemente do tipo de habitat. Isto ocorre provavelmente devido ao deslocamento de diversas espécies em busca de alimento e abrigo.

Fatores como a dispersão dos indivíduos juvenis, o período de colheita e transporte de grãos, comportamentos específicos de voo e forrageamento, parecem estar relacionados às crescentes ocorrências de atropelamentos e riqueza de espécies mais abundantes.

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REVISÃO DOS FATORES SUBJACENTES AOS MECANISMOS E EFEITOS DE RODOVIAS  EM VERTEBRADOS

Rosa--Bager-2013---Review-of-the-factors-underlying-the-mechanisms-and-effects-of-roads-on-vertebrates.pdf

 Autores: Clarissa Rosa & Alex Bager 2013

Universidade Federal de Lavras, Setor de Ecologia

A ecologia de estradas é uma disciplina emergente que busca entender os padrões e processos envolvidos na interação rodovias-ecossistemas para estabelecer medidas efetivas de mitigação aos efeitos negativos da rodovia sobre a vida selvagem. Embora muitos avanços tenham sido feitos nos últimos 10 anos, muitas questões ainda estão sem resposta ou possuem informações incompletas.

Nós apontamos os fatores (características da rodovia) envolvidos nos mecanismos e efeitos da rodovia sobre vertebrados e as lacunas de conhecimento. Os fatores avaliados foram densidade de rodovias, manutenção de rodovias com substâncias químicas,  presença  do  veículo  e  tráfego  de  veículos.  Nós  identificamos  cinco  mecanismos  resultantes  desses fatores: repulsa do veículo, repulsa do ruído, repulsa da superfície da rodovia, atração pela rodovia e atropelamento (WVC). Densidade da rodovia causa repulsa da superfície da rodovia, atração pela rodovia e WVC; manutenção da rodovia com substâncias químicas causa repulsa do ruído, atração pela rodovia e WVC; presença do veículo causa repulsa do ruído, repulsa do veículo e WVC; e tráfego de veículos causa repulsa do ruído e WVC. WVC foi o único mecanismo relacionado a todos os fatores da rodovia e ocorrer associado a outro mecanismo (atração pela rodovia); portanto, nós acreditamos que esse seja o mecanismo que mais afeta os organismos.

Nós identificamos muitas lacunas de conhecimento relacionadas principalmente a identificação dos mecanismos desencadeados pelos fatores, especialmente para organismos tropicais. Nós acreditamos que estudos envolvendo espécies tropicais possam fornecer novos resultados devido as diferentes exigências ecológicas dessas espécies quando comparado a espécies de zonas temperadas.

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Horário de atropelamento e sua relação com o tempo de permanência das carcaças de animais de pequeno porte em rodovias e estradas de terra

Ratton-et-al-2014---Carcass-permanency-time.pdf

 Autor: Ratton et al. 2014

Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, Universidade Federal de Lavras

 

Os estudos de atropelamento de fauna normalmente são realizados sem levar em consideração o tempo de permanência das carcaças sobre a rodovia, o que pode levar a subestimação dos dados de animais atropelados, sobretudo animais de pequeno porte que são removidos rapidamente por animais necrófagos. Para avaliar o tempo de permanência das carcaças sobre a pista e sua relação com o horário do evento de atropelamento o presente estudo conduziu um experimento comparando a taxa de remoção de carcaças de pequeno porte entre diferentes trechos de uma rodovia pavimentada e trechos de estradas de terra.

 

As taxas encontradas no trabalho foram consideradas altas, com 89% das carcaças sendo removidas nas primeiras 24 horas e 66% nas primeiras 12 horas. As remoções foram altas para ambas as categorias de rodovia, porém atingiram seus picos em horários distintos, sendo maiores durante o dia em rodovias pavimentadas e durante a noite em estradas de terra. A remoção em rodovias pavimentadas foi ditada pelo maior tráfego de veículos e principalmente pela ação de aves necrófagas durante o dia e enquanto em estradas de terra devido à ação de diferentes animais necrófagos e/ou necrófagos oportunistas durante a noite.

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PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL 2010

PANORAMA-DOS-RESDUOS-SLIDOS-NO-BRASIL---Abrelpe-2010.pdfPANORAMA-DOS-RESDUOS-SLIDOS-NO-BRASIL---Abrelpe-2010.pdfPANORAMA-DOS-RESDUOS-SLIDOS-NO-BRASIL---Abrelpe-2010.pdf

 

Descrição: O lançamento de uma nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil reveste-se de grande atualidade, uma vez que, ante a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país precisa avançar, rapidamente, na gestão de resíduos e prover as soluções necessárias ao cumprimento da lei, o que só acontecerá a partir de um conhecimento pleno e atualizado da situação do setor. A chegada da Política Nacional de Resíduos Sólidos no ordenamento jurídico brasileiro, e sua integração à Política Nacional de Meio Ambiente e à Política de Saneamento Básico, completou o arcabouço regulatório necessário para propiciar o desenvolvimento da gestão de resíduos no Brasil, porém implicará necessariamente em mudanças nos sistemas adotados até agora. O Brasil possui agora um sistema de regulação que estabelece de maneira ampla os princípios, os objetivos e as diretrizes aplicáveis à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos, e que disciplina as responsabilidades dos geradores e do poder público.

 

Responsabilidade: ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)

 

 

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Resíduos de construção e demolição: avaliação de métodos de quantificação

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Autor: Sérgio Cirelli Angulo et al. 2011

Engenheiro Civil. Doutor em Engenharia Civil. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo SA. Professor do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

Descrição: Neste trabalho, estimou-se a geração dos resíduos de construção e demolição por dois métodos de quantificação, um indireto e outro direto, considerando-se a produção advinda dos agentes informais e formais. O método indireto considerou a área construída das edificações (construção) e transformação dos pontos de ligação de água e luz instalados (reforma). O método direto identificou a geração advinda de agentes informais e formais nos pontos de disposição finais em diferentes regiões do município, empregando-se o conceito de balanço de massa. Não é possível quantificar a geração de resíduos de construção e demolição dos agentes informais (reformas) por meio de dados indiretos relacionados às transformações dos pontos de água no município. Há indícios de que as transformações dos pontos de energia elétrica sejam um indicador indireto mais preciso, podendo evitar a dispendiosa quantificação direta.

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POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS - Lei 12.305 de 2010

POLTICA-NACIONAL-DOS-RESDUOS-SLIDOS---Lei-12.305-de-2010.pdf

 

Com a aprovação da Lei Nº 12.305 referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual introduz novos conceitos, incluindo responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, logística reversa e acordo setorial, uma nova perspectiva é construída a nível nacional, fortalecendo ainda mais as formas de cobrança sobre os geradores de resíduos.

Entre alguns dos pontos destacáveis da PNRS, está o planejamento de datas em que ações objetivando a sustentabilidade ambiental serão prioritariamente exigidas, destacando-se as ações direcionadas aos geradores dos resíduos (a partir de dois de agosto de 2014), os quais deverão priorizar hierarquicamente a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada dos resíduosSendo assim, espera-se que o número de empresas geradoras de resíduos condescendentes ao PNRS cresça aceleradamente a partir de 2014, conforme previsto por lei.

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